Como sobreviver na cozinha se você não manja nada de cozinha

chips-cute-food-girls-junk-food-kitchen-Favim.com-42846

Até uns dois anos atrás, se alguém me pedisse algo pra comer em casa, eu resolveria isso em 3 minutos. Já sabe como, né? Mas percebi que aprender a cozinhar pode ser legal. Dá mais opções pra gente, mais do que um simples miojão.

Não, eu não sou uma chef (minha irmã vai ser <3) e eu não tenho um foodtruck descoladinho, mas aprendi a não ter um ataque diante de um fogão aceso. Eu não tenho um truck, mas tenho uns truque: (HÁ!)

Organização & mise en place

Com licenciiinha, que tô usando termos gastronômicos porque sou xiq. A dica é: coloque tudo o que você vai usar na sua frente, de forma virgianianamente organizada. Isso serve pra você pensar no que pode fazer com um ovo, um abacaxi, duas salsichas e geléia de frutas vermelhas? Sim, mas também serve pra você não ter que ficar procurando as coisas quando o óleo já tá alí queimando na panela.

Óleo, alho e cebola no truque

Tendo isso refogado na panela, você pode até cozinhar uma folha sulfite A4, que vai ficar gostosinho.

Deixar o seu nariz falar por você

É importante pra quem tem rinite, dar aquela assoada caprichada no nariz antes de começar a cozinhar, porque a qualquer momento alguma coisa pode queimar e é o seu narizinho com cirurgia plástica ou não, que vai te avisar. Sentiu cheirinho de queimado, vira o botãozinho e desliga essa merdinha.

Fogo baixo pra começar

Se a sua experiência na cozinha é zero, não precisa armar uma puta fogueira logo de cara, né more?

Ter a rapidez de desligar o fogo em caso de incêndio 

Se você perceber que o fogo está tomando conta da sua cozinha, da sua geladeira, dos seus ímãs de geladeira, dos livros de receita da sua tataravó, do seu ipad, porque você é moderninha e deixa seu ipad na cozinha, e esse fogo está se espalhando por toda a sua casa, talveeeez esteja na hora de desligar o fogo. E procurar um extintor. E ligar pro 193. Se o fogo só tiver estragado a sua coleção de livros da Bela Gil, fique tranquila que o prejuízo não foi assim, tão grande.

tumblr_n7wqdcdt8E1sjwi6no1_500

Ver a cor das coisas

Quando eu era criança não entendia como os adultos sabiam que a comida tava pronta. Depois de alguns anos e um bacharel em Design, descobri que além da textura, a cor daquilo que você está cozinhando, seja isso legumes, carnes ou cera de depilação, é uma ótima referência.

Experimentar o tempo todo

Fica com um garfinho na mãozinha, melhor dar uma provadinha no que você tá cozinhando do que deixar acontecer naturalmente, e servir algo com gosto de estopa velha pra mãe do seu namorado.

Menos sal do que mais sal

Aprendi a temperar comida de acordo com a minha vasta experiência em temperar salada. Porém, partindo do princípio que eu sempre acreditei que o alface era apenas um apoio para o tempero, e nunca comi alface com sal e sim sal com alface, percebi que quando se tratava de comida de verdade, seria mais interessante colocar um pouco menos de sal do que eu colocaria – ainda mais quando outras pessoas também iam comer. No Masterchef eles falam que é errado colocar pouco sal e corrigir depois com o saleiro na mesa, mas foda-se eu não quero ser a mais nova Masterchef do Brasil.

Se ficou tudo uma bosta, põe queijo e/ou batata palha por cima

Sobre isso não precisamos nem entrar em detalhes.

 

Besinhoss! :*

 

perfil01


Gostou? Que tal dar um like lá na fanpage pra dar uma forcinha? (:

 

Anúncios

Deixe sua opinião aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s