É migas, a segunda temporada de Masterchef Brasil chegou ao fim e com ela, a depressão ficaram alguns ensinamentos dos chefs que podem ser aplicados a qualquer uma dessas profissões medíocres que escolhemos para estampar as nossas vidinhas imbecis. Pegue o seu pulê e vamos nessa!
01. Saiba se vender
Isso não é somente sobre confiar em si mesmx (com xís porque né, não vamos definir gêneros aqui), mas sobre manter a postura mesmo quando você acha que o mundo está despencando sobre você. Se o que você está fazendo é uma merda, não precisa sair divulgando no Instagram.
02. Parcerias sim
Depois de um tempo você percebe o quanto pode ser difícil chegar a algum lugar apenas com sua própria força. Ok, acontece, mas ter uns parceirinhos por aí pode abrir muitas portas e cortar longos caminhos.
03. Organização, foco e planejamento
A tríade mais clichê e mais funcional de todos os tempos. Sem um desses três, fica bem difícil, viu.
04. Superação
Assim como na cozinha do Masterchef, todos os dias temos metas a cumprir e obstáculos a ultrapassar, e no fim das contas a competição é interna: você vs. você.
05. Humildade pra ouvir o outro
Principalmente se essa pessoa tem mais experiência do que você. Todo mundo tem algo pra aprender e pra ensinar.
06. Referência e conhecimento
Porque se você não tiver algum desses dois, só poderá trabalhar como boneco de posto. Mesmo que você esteja no começo da estrada, cada dia é um dia novo para adquirir informação e experiência.
07. Criatividade
Não precisa fazer cosplay de Thomas Edison, mas resolver uns probleminhas cotidianos com jogo de cintura e pensando “fora da caixa” (odeio esse termo, só usei porque realmente não achei outro) faz parte do jogo.
08. Ter ideias boas não adianta se você não souber executá-las
Essa é pra mim! Vivo maquinando mil planos para dominar o mundo, mas na hora de botar a mão na massa sempre acho um filme bom no Netflix pra assistir e ah! – deixa pra depois. Mas não façam isso, eu sou toda errada.
09. Não tente prejudicar os outros
Grudar um clicletinho no cabelo se merecer, não é prejudicar os outros.
10. Entenda a essência daquilo que você está fazendo
Não importa o tipo de função que você tem, posição ou aonde trabalha. Se você trabalha, é por alguma causa. Você tem que ter noção da dimensão do que está fazendo, aonde o seu trabalho será refletido e qual o impacto que ele terá nas outras pessoas.
11. Seu nervosismo pode afetar os seus resultados
Trabalhar com CALMA faz toda a diferença.
12. Quando a gente faz o que gosta, tem um ingrediente a mais: paixão
Trabalhar com ALMA faz toda a diferença.
Curtiu? Entre pro nosso grupinho! <3